Deputado do PT, Simão Pedro perde mandato
Com a cassação do registro de candidatos do Pros e do PTB por fraude à cota de gênero, um novo cálculo dos votos válidos teve que ser feito e parlamentar petista deu lugar à candidata do PSB.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) finalizou uma nova retotalização de votos relativa às eleições de 2022 para o cargo de deputado estadual nesta terça-feira (12). Com os resultados, o deputado estadual Simão Pedro (PT) perdeu o mandato.
Com a cassação do registro de candidatos do Pros e do PTB por fraude à cota de gênero, um novo cálculo dos votos válidos teve que ser feito e parlamentar petista deu lugar à candidata do PSB; entenda
Agora, a professora Camila Godoi (PSB), que antes era suplente, vai assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
A retotalização foi realizada após a cassação dos registros dos candidatos a deputado estadual do Pros e do PTB, determinada após julgamento de Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) protocoladas pela Procuradoria Geral Eleitoral por fraude à cota de gênero.
Como os votos dados aos candidatos das duas legendas foram excluídos do cálculo para a distribuição das vagas e considerados nulos, foi necessária a realização de um novo cálculo para chegar ao total de votos válidos.
COMENTÁRIOS